projetos passados

Projeto: InfoJur - Revista de Informática Jurídica - fazer pesquisa A revista InfoJur existe desde 1995 e foi fruto da linha de pesquisa Informática Jurídica existente no curso de direito da UFSC, graduação, mestrado e doutorado. Seu objetivo imediato é dar publicidade aos trabalhos e reflexões realizadas na UFSC bem como de pesquisadores colaboradores.

Projeto: E-Book: livros clássicos - fazer pesquisa O projeto E-Book foi inicialmente financiado pelo FUNGRAD/UFSC em 2001. É coordenado pelo prof.Aires Rover, e visa proporcionar o acesso a obras de importância para a formação dos estudantes de direito, em formato digital e pela internet através do buscalegis.ccj.ufsc.br

Projeto: Videoteca jurídica virtual - fazer pesquisa O projeto Videoteca foi inicialmente financiado pelo FUNGRAD/UFSC em 2002. É coordenado pelo prof.Aires Rover, e visa proporcionar o acesso a trabalhos acadêmicos apresentados por alunos de graduação e de pós-graduação, por professores ou convidados em eventos patrocinados pelo CCJ, filmando-os e digitalizando-os para disponibilização pela internet, através do buscalegis.ccj.ufsc.br

Projeto: códigos comentados - fazer pesquisa O projeto códigos comentados foi inicialmente financiado pelo FUNGRAD/UFSC em 2004. É coordenado pelo prof.Aires Rover e executado pelos monitores da disciplina direito e informática, utilizando-se a infra-estrutura do Laboratório de Informática Jurídica do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Objetiva proporcionar o acesso sistematizado a comentários de códigos jurídicos relevantes como o Civil, Penal, Processo Civil, de defesa do consumidor. Seleciona e organiza comentários doutrinários existentes em artigos já disponíveis no buscalegis.ufsc.br.

Projeto: Inteligência Artificial e Direito [Conceitos] [Glossário] [Exemplo de programação] [Pesquisa Buscalegis] Este projeto de pesquisa iniciou-se com doutorado de Aires Rover no Curso de Direito da UFSC. Continua com projetos de dissertação e doutorado. Temos como base de motivação o fato de que o Direito não pode perder a oportunidade de recorrer às soluções que diminuam a complexidade cada vez maior do Sistema Jurídico, retirando dos operadores do direito o peso cognitivo da tomada de decisão rotineira, libertando-os para as atividades mais inteligentes. Este, com certeza, é o argumento mais importante em favor dos estudos sobre IA e Direito.