Felicidade interna bruta


Imaginar que os governos passem a dar importância à felicidade do povo seria algo muito estranho em um mundo onde os valores econômicos detém o monopólio da atenção de quase todos, governantes e governados. Ao que parece, a idéia da felicidade interna bruta ainda continua sendo um total desatino, mas pelo menos tem gente falando sobre isso. Vejamos o que se denominou indicadores dessa nova forma de governar (Afonso Capelas Jr, Revista Bons Fluídos, Maio/2009):

"1. Bom padrão econômico – avalia o status econômico dos cidadãos, os níveis de renda (e endividamento) individual e familiar, a segurança financeira, a qualidade das habitações.

2. Boa governança – mensura como o desempenho dos governos é assimilado em termos de eficácia, honestidade e qualidade, incluindo liderança em vários níveis, na mídia, no Judiciário, na polícia e nas eleições.

3. Educação de qualidade – detecta a contribuição para conhecimento, valores, criatividade, competências, capital humano e sensibilidade cívica de todos os níveis da população.

4. Saúde – avalia o status de saúde da população, seus fatores determinantes e o sistema de saúde em si.

5. Vitalidade comunitária – faz foco nos pontos fortes e fracos dos relacionamentos e das interações nas comunidades. Avalia a natureza da confiança e da sensação de pertencimento, a vitalidade dos relacionamentos afetivos, a segurança em casa e na comunidade, a prática de doação e de voluntariado.

6. Proteção ambiental – mede como estão os recursos naturais e as consequências das pressões do desenvolvimento sobre os ecossistemas.

7. Acesso e diversidade cultural – deve ser meta fundamental de política pública, em que se reconhece o valor das tradições na formação da identidade e na base criativa para o futuro.

8. Gerenciamento equilibrado do tempo – uma das mais eficazes portas de entrada para a qualidade de vida, inclusive com o reconhecimento do valor do lazer, do contato com a natureza e dos laços sociais compartilhados com a família e os amigos.

9. Bem-estar psicológico – como está o contentamento, a satisfação com todos os elementos da vida e a saúde mental das pessoas."