Males da internet

O jornalista e escritor Gay Talese, de 77 anos tem uma visão crítica da internet. Não é por menos, tem muito lixo a disposição. Porém, sua principal crítica é quanto à forma com que as pessoas se informam, "de modo mais estreito, mais direcionado, de modo muito objetivo, no mau sentido. Eles têm uma pergunta na cabeça, vão ao Google, pedem a resposta, e pronto"(revista época). Diz ele que essa atitude não dá chance ao acaso.
Ora, dizer que somente em jornais de papel é possível ler histórias que não procurou é certamente reducionista. Parece ser verdade que parte da geração atual não acaba adquirindo um sentido mais amplo do mundo porque apenas lê informação rápida. Isso nao quer dizer que a internet é apenas o fast-food da informação. A tendencia sempre foi de uma rede que reflita o mundo como ele é. Se vc quiser encontrar livros, terá boa chance de achar aquilo que procura. E isso vale para qualquer coisa.
Por isso, vamos com cuidado com o andor que o santo é de barro. Em um mundo que muda muito rapidamente e adota formas muito diferentes de ver a realidade da que se estava recém acostumado o cuidado com nossos preconceitos deve ser redobrado.